Nikkei é demitido da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Pouco mais de uma semana da demissão de todos os músicos da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, o maestro Marcos Sadao Shirakawa foi demitido nesta segunda-feira. Ele era o único integrante mantido na orquestra, que passa agora a contar com um elenco total não fixo.

“Recebi a demissão na segunda”, somente disse isso o maestro ao São Paulo Shimbun, antes de iniciar uma reunião.
No domingo passado, os músicos demitidos fizeram um ato de protesto na av. Paulista. Essa foi mais uma manifestação, entre outras já ocorridas, de a-poio à permanência da Banda Sinfônica.

Desde o desligamento dos 65 músicos, as redes sociais viraram vitrine de indignações e desabafos. O próprio maestro, ainda não demitido, postou uma página negra de “luto” demonstrando “tristeza” pelo fim do modelo atual da Banda.

Neste ano, estão confirmadas 40 apresentações, mas com músicos e regentes chamados exclusivamente para a ocasião. Não há garantia que os demiti-dos serão convidados para os concertos patrocinados.

De acordo com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a demissão dos músicos deu-se pela falta de recursos para o pagamento dos salários.

Deputados estaduais chegaram a se comprometer com o recurso de R$ 5 milhões que garantiria a sobrevida da Banda Sinfônica por alguns meses, mas o valor não foi liberado pelo governo.

Com a decisão final, o montante destinado aos músicos será repassado para o Projeto Guri, que oferece aulas grátis de iniciação musical para 53 mil crianças e jovens em 291 municípios paulistas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password