Montadoras japonesas preparam nova parceria tecnológica

A Toyota e a Suzuki, duas das principais montadoras japonesas, se preparam para a criação de uma nova parceria tecnológica, que incluirá uma investigação conjunta na área dos carros autônomos.

A parceria levará ao desenvolvimento de tecnologia para vários setores. Isso inclui, além dos carros autônomos, a aquisição de soluções, aplicações de Tecnologia da Informação e partilha de recursos para componentes – tanto no Japão como em outras partes do mundo.

Porém, segundo informações, as duas montadoras continuarão as vendas de carros de forma independente, mantendo as marcas, uma medida tomada para evitar problemas com os reguladores e as leis anticoncorrência.
O acordo confirma uma intenção tornada pública pela Toyota e Suzuki em outubro do ano passado, quando as empresas abordaram a possibilidade de desenvolvimento conjunto devido a “desafios tecnológicos” e a evolução do setor dos carros autônomos, que será um dos mais promissores nos próximos anos, com todas as grandes montadoras e fornecedoras de tecnologia envolvidas em diferentes projetos.

Além de celebrar o acordo com a Suzuki, o CEO da Toyota, Akio Toyoda, deixou em aberto a possibilidade de, no futuro, aumentar o número de alianças com outros fabricantes. “Gostaria de manter as nossas portas abertas para novas oportunidades de parceria, que vão contribuir para fazer carros ainda melhores bem como para o desenvolvimento da indústria”, afirmou, em coletiva de imprensa.

A montadora japonesa Toyota, aliás, divulgou ontem que teve lucro líquido de 486,5 bilhões de ienes (US$ 4,3 bilhões) no terceiro trimestre fiscal (encerrado em dezembro), menor que o ganho de 627,97 bilhões de ienes de 2015.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password