Mogi das Cruzes cria novo evento pelos 110 anos da imigração e prepara torii de 10 metros

Assim como foi visto nas celebrações pelo centenário da imigração japonesa, quando uma série de eventos foi criada em alusão à data, as comemorações pelos 110 anos têm tudo para repetir esse cenário e a primeira novidade já apareceu em Mogi das Cruzes.
O Bunkyo da cidade lançou o “Festival da Cultura Japonesa”, que contemplará ao todo cinco shows até junho de 2018. O primeiro, na abertura oficial, ocorreu na sede administrativa, localizada na Vila Industrial, e contou com a presença dos dois principais cantores da comunidade nipo-brasileira: Joe Hirata e Karen Ito, que fizeram um dueto emocionante no palco.
No evento, realizado no último dia 8 e que teve a presença de diversos representantes das associações nipo-brasileiras e lideranças políticas locais, foram arrecadados mais de 1mil quilo de arroz, que, posteriormente, foi doado para entidades sociais de Mogi das Cruzes.
Agora, o Bunkyo corre para fechar o restante da programação. Em entrevista ao São Paulo Shimbun, o presidente Frank Tuda revelou que o próximo show deve ocorrer já em fevereiro, porém, preferiu não adiantar as atrações.
“Será sempre uma surpresa para o público, mas a ideia é que esses shows sejam comandados por atrações da comunidade japonesa, sejam cantores ou mesmo grupos que levam a cultura nipônica para todo o Brasil. Sem dúvida, teremos taikô, danças típicas, entre outras manifestações artísticas”, disse ele, lembrando que toda a coordenação está sendo feita pelo apresentador e ator Kendi Yamai. A intenção, aliás, é que o último show dessa série ocorra na semana de celebração dos 110 anos, no mês de junho
Continua…(Impresso)