Ministro e embaixador discutem cooperação ambiental e deputados viajam para o Japão

Ministro (centro) reuniu-se com japoneses (Foto: Gilberto Soares/MMA)

Brasil e Japão discutiram ontem formas de melhorar e aumentar a cooperação técnica entre os dois países no que se refere ao meio ambiente.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e uma comitiva japonesa, liderada pelo embaixador Akira Yamada, reuniram-se ontem para discutir novos projetos, em especial matérias de tecnologias de sensoriamento remoto para fins de monitoramento do desmatamento, de desastres ambientais e de levantamento de recursos naturais.

De acordo com o ministro, a fiscalização é essencial para evitar a perda da cobertura florestal na Amazônia, embora não seja suficiente para manter “a floresta em pé”, o que implicaria em programas de desenvolvimento sustentável e de valorização do bem ambiental. Ainda durante o encontro, o ministro lembrou que o uso de medidas de comando e controle permitiu uma queda de 16% do desmatamento do bioma entre 2016/2017.

Ele adiantou ainda que o Ministério tem interesse de aprofundar a cooperação técnica de disponibilização das imagens do satélite japonês ALOS (Advanced Land Observing Satellite), lançado pela Agência Espacial Japonesa (Jaxa). Informações dão conta que o satélite permite observar e obter imagens de todo o planeta, podendo gerar imagens mesmo sobre regiões cobertas por nuvens e à noite.

Em agosto passado, o Ibama submeteu ao governo japonês, no âmbito do programa bilateral Brasil-Japão, o projeto intitulado “Projeto de Capacitação para detecção em Tempo Real de Indicativos de Desflorestamento na Amazônia Brasileira a partir das imagens do ALOS-2”. No momento, aguarda-se um posicionamento favorável do governo japonês sobre o projeto.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password