Ministério seleciona professores para participar de curso de judô no Japão

Para incentivar o ensino do judô em escolas públicas no Brasil, sete professores brasileiros da modalidade serão escolhidos pelo Ministério do Esporte para participar, durante três se-manas, de um curso da arte marcial no Japão.

A próxima edição dos Jogos Olímpicos será sediada naquele país e 20 professores de todo o Brasil concorrem à viagem, que também terá apoio do Japão para o custeio das passagens, mo-radia e alimentação.

Entre os concorrentes estão os nikkeis Renato Yoshio Kimura, Uichiro Umakakeba e Joji Kimura, todos mestres de judô e que têm fluência em inglês e/ou japonês. Na volta ao Brasil, as escolas em que eles trabalham serão contempladas com aulas de judô. O curso acontece entre 8 de setembro e 2 de outubro.

“Serão escolhidas es-colas para receber as aulas de judô para as crianças do ensino fundamental, com toda a filosofia do judô japonês, que visa à disciplina, ao respeito e à qualidade de vida. As escolas serão subsidiadas pelo Ministério do Esporte, por meio de convênio com a CBJ, para a compra de dojô e o pagamento do salá-rio dos professores”, explicou o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Luiz Lima.

Durante o curso, os profissionais receberão orientações sobre formas de aquecimento, técnicas de judô e medicina do es-porte. Também farão visitas e pesquisas, por meio da Universidade Tsukuba e do Instituto Kodokan de Tóquio. Segundo a Embaixada do Japão no Brasil, a ideia do programa é desenvolver a técnica do esporte e também levar as práticas do judô para o desenvolvimento da educação na formação dos estudantes no Brasil.

A intenção do governo japonês é que o programa se estenda até 2020.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password