Lei reforça o uso de homeopatia na capital

Apesar de ainda ser polêmica, diante da falta de comprovação da eficácia, a cada dia a homeopatia ganha novos adeptos e a tendência é aumentar entre os paulistanos. Acaba de ser sancionada pelo prefeito de São Paulo, João Dória, a lei 115/2016, do vereador Masataka Ota (PSB), que defende o acesso ao atendimento homeopático nos 18 hospitais municipais existentes na cidade.

Atualmente, a prática já é ofertada pela Prefeitura em 20 locais, grande parte, unidades básicas e centros de medicina tradicional. A partir de agora, o Paço municipal está autorizado a firmar convênios e ou parcerias com entidades especializadas em homeopatia, universidades, empresas públicas e privadas e entidades de classe a fim de viabilizar o serviço à população. A lei prevê não apenas as consultas, mas todo o tratamento. “São inegáveis os benefícios da homeopatia que trata o ser humano de maneira global. A homeopatia trata não apenas dos sintomas, mas das causas que levam a inúmeras doenças”, diz Ota.

Segundo dados da Associação Médica Homeo-pática Brasileira existem cerca de 20 associações de representação médico-homeopáticas filiadas e dez farmacêuticas abrangendo todo o território nacional. Em muitas são realizados cursos regulares de formação em homeopatia.

Porém, a presença da homeopatia no Sistema Único de Saúde ainda é reduzida, existindo poucas experiências de serviços em poucos municípios brasileiros. “Sendo assim, entendi a necessidade de instituição do Serviço de Hospital Homeopático Público em São Paulo para que a população carente e de baixa renda também tenha acesso à alternativa. Além de prevenir doenças, a lei vai diminuir o sofrimento de pessoas, que agora podem buscar mais esta forma de tratamento”, argumenta.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password