Kyodo Matsuri promete transformar Diadema em um pedaço de Okinawa

Diversas atrações okinawanas subirão ao palco (Foto: Divulgação)

Se normalmente Okinawa já é comparada ao Brasil, graças às características semelhantes, como o clima quente e o povo hospitaleiro e simpático, nesse domingo, a similaridade será ainda maior. Isso porque, acontece em  Diadema, na Grande São Paulo, a 28ª edição do Kyodo Matsuri, que tem o objetivo de manter viva a tradição da Ilha, procurando transmiti-la às novas gerações, por meio da apresentação de diver-sas manifestações culturais.

Apontado com um dos maiores do Brasil entre okinawanos, o encontro, que acontece das 10 às 20 horas e é promovido pela Associação Okinawa Kenjin do Brasil e o Centro Cultural Okinawa do Brasil, foi dividido em duas partes.

Para que os presentes sejam inseridos de uma forma completa na cultura okinawana, pela manhã, a comissão organizadora preparou atrações como os grupos de taikô Ryukyu Ko-ku Matsuri Daiko e Requios Geinou Doukoukai Eissá; demonstrações de karatê (arte marcial nascida na província) e Kobudô; além de um espetáculo com sanshin (instrumento de corda típico).

As principais atividades de palco serão realizadas, principalmente, nesse horário, já que a tarde é reservada para a segunda parte do evento, com o Miss Ryuso, que elegerá, a partir das 14 horas, a mais bela descendente de Okinawa. Como todos do gênero, o concurso considera como requisitos básicos de disputa a beleza, desenvol-tura e graciosidade. A diferença, no Miss Ryuso, é que as candidatas desfilam com o bingata, quimono típico de Okinawa, além da maquiagem e penteado. Há, ainda, um desfile com traje de gala. As participantes também passam por um questionário com perguntas referentes à cultura.

Este ano, 26 candidatas, de 18 a 26 anos, estão na disputa, mas apenas quatro delas serão premiadas pelos dez jurados convidados. A primeira colocada ganha uma passagem de ida e volta para Okinawa, com seis dias de hospedagem e participação no tradicional festival Naha Matsuri de 2015. A Primeira Princesa leva um Smartphone. Já a segunda Princesa tem como prêmio um Tablet. Enquanto isso, a Miss Simpatia ganha uma TV 32”. A melhor torcida organizada, por sua vez, leva para casa um Troféu.

Durante todo o dia, porém, as pessoas podem aproveitar outras atrações, entre elas, uma área recreativa voltado às crianças e adolescentes, e um local com bazaristas, que prometem uma grande quantidade de produtos.

Entretanto, um espaço que mais uma vez promete chamar a atenção é a Praça de Alimentação. Normalmente uma atração à parte, já que a culinária da região se difere da apresentada no resto do Japão, ela estará recheada de comidas típicas da Ilha, como o Okinawa Sobá, Hijá nu Shiru (sopa de cabrito), Ashitebiti (joelho de porco) e o tão aguardado Saatá Andagui (bolinho de chuva). O cardápio é completo com moti, manju, além de pastel, yakissoba e cachorro quente. “A maioria das pessoas no Brasil está acostumada somente com a comida japonesa servida nos restaurantes comuns, por isso, quando vão à festa se surpreendem com as opções e se deliciam com todos os pratos”, afirma o presidente da Associação Okinawa Kenjin do Brasil, Eiki Shimabukuro, lembrando que a  iguaria mais consumida é o Okinawa Sobá.

Ainda de acordo com ele, o festival, que na tradução significa “festa da terra natal”, visa dar continuidade à cultura e à tradição de Okinawa no Brasil, atraindo, porém, um público bastante diversificado. “Nossa festa quer mostrar a todos o que tem de melhor em Okinawa no que diz respeito a dança, música e culinária. Normalmente, a maioria dos presentes são okinawanos presentes, mas o nosso público tem cada vez mais se diversificado. Como nos anos anteriores, esperamos pelo menos duas mil pessoas”, confirma ele.

O evento acontece na av. Sete de Setembro, 1670, Diadema. A entrada é gratuita. Informações pelo tel: (11) 4057-2275.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password