Jardim japonês da USP ganha portal e reforma em celebração aos 110 anos

Autoridades em frente ao novo portal do jardim (Foto: São Paulo Shimbun)

O tradicional Jardim Japonês da Universidade de São Paulo (USP), localizado no Instituto de Biociência, no Butantã – e que conta com um total de cinco mil metros quadrados -, está sendo reformado pela Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, como parte das celebrações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Em cerimônia oficial no início deste mês, uma das mudanças já pôde ser conhecida: um portal no estilo japonês, que teve todo o material e os custos da mão de obra doados pelo Cotia Seinen de Vargem Grande Paulista.
A inauguração contou com uma missa, acompanhada pelo engenheiro Vahan Agopyan, que, no início deste ano, assumiu oficialmente a tarefa de gerir a USP, tornando-se o 27º reitor da maior universidade pública do Brasil. Também participaram da cerimônia o cônsul-geral do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi; o diretor do Instituto de Biociências, dr. Gilberto Xavier; a chefe do Departamento de Botânica, dra. Gladis Flávia Piva, além de uma série de professores da Universidade e alunos da instituição.

O restante das reformas segue em curso e tem previsão de ser finalizada, de acordo com os responsáveis, somente no dia 29 de junho, quando, em uma nova cerimônia, o local será “doado” para a USP. Segundo a presidente da Associação Brasileira de Imigrantes Japoneses, Miyoko Shakuda, essa é a segunda grande reforma feita no Jardim Japonês, que há 51 anos foi doado à USP pelo primeiro presidente da Associação de Flores Ornamentais e da Cooperativa Agrícola de Cotia, Kenkiti Simomoto. Na época, o então príncipe e hoje imperador Akihito e Michiko foram os responsável por cortar a fita de inauguração, durante passagem pelo Brasil

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password