Inventor do Pac-Man morre no Japão

Masaya Nakamura, o pioneiro do videogame japonês e conhecido como “o pai do Pac-Man”, morreu aos 91 anos. Não foram divulgados detalhes sobre sua morte, em respeito ao desejo da família.

Nakamura fundou uma empresa em 1955 que mais tarde se tornaria a Namco. Mesmo quando houve a fusão com a Bandai, ele seguiu e ocupava o cargo honorário de conselheiro devido ao papel que representou na história. A companhia Namco começou instalando dois cavalos mecânicos de madeira no terraço de uma loja de departamentos e passou a desenvolver jogos domésticos e arcade, parques temáticos e outros parques de diversões. Ela se fundiu com a gigante de brinquedos japonesa Bandai em 2005.

O primeiro vídeo game da Namco foi o “Gee bee”, em 1978. O título foi se-guido por “Galaxian”, em 1979, pioneiro no uso de cores. Entretanto, a companhia ficou mundialmente conhecida depois de lançar “Pac-man”, que não apenas bateu recordes de vendas como se tornou um ícone cultural. O jogo chegou ao mercado em 1980 e o personagem se tornou extremamente popular entre os jogadores. No Guinness World Records, o livro dos recordes, o Pac-Man foi classificado como “a máquina de arcade operada por moedas mais bem-sucedida”.

O jogo consiste em controlar uma pequena bola que percorre vários caminhos para engolir pontos no ecrã, evitando ou “comendo” os fantasmas que o tentam destruir. Quando o jogador é apanhado por um fantasma, morre. A ideia para desenhar o Pac-Man surgiu de uma fatia de pizza com uma dentada, que levou Nakamura a atribuir o nome “Pac” para representar o som que o boneco faz ao ganhar os pontos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password