Indaiatuba lembra os 109 anos da imigração japonesa

Grupo de dança é uma das atrações (Foto: Acenbi/Tao Conteúdo

A imigração japonesa no Brasil completa domingo 109 anos e, Indaiatuba, é uma das poucas cidades que celebrarão o marco na data correta, dia 18 de junho. Das 15 às 18 horas, a cidade que fica a aproximadamente 90 km da capital paulista terá o “Dia da Comunidade Japonesa”.

A coincidência de datas da festa com o feriado deixa preocupados os membros da Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba), organizadora da festa, pois não se sabe se isso prejudicará ou não a presença de público. “Sem dúvida, o feriado trará um impacto. Isso já é certo. Porém, resta saber se vai ser positivo ou negativo. Nossa expectativa é que aumente a presença de pessoas de fora da cidade. Além disso, as pessoas de Indaiatuba não são de viajar muito nos feriados”, disse o organizador da festa, Sérgio Seigi Saito, lembrando que, mesmo se quisessem, não poderia alterar a data do evento. “A comemoração acontece anualmente no terceiro domingo de junho e faz parte do calendário de eventos do município, sendo assim, não podemos escolher outro dia. Temos que seguir”, explicou.

O Dia da Comunidade Japonesa foi instituída por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010. Em 2014, a comemoração foi unificada com o Dia da Imigração Japonesa após a aprovação, pela Câmara, de projeto de lei de autoria do vereador Massao Kanesaki.

“Mas, temos um diferencial. A cidade de Indaiatuba é uma das poucas da região que celebra a data, que remete a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil. Nossa expectativa é pela presença de até 700 pessoas”, comentou ele.
Para agradar o público, o evento conta com uma série de manifestações típicas da cultura japonesa e o público poderá apreciar apresentações de dança, canto, música e exposições.

Neste ano, a atração principal fica por conta do show de Luis Yabiku, de Campinas, que vai cantar sucessos nacionais e internacionais e dois boleros inéditos, um em italiano (Innamorato) e outro em espanhol (Derecho de Pensar), gravados recentemente no EP Apaixonado. Yabiku é vereador, mas atualmente é secretário de Trabalho e Renda da Prefeitura de Campinas.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password