Honda oficializa retorno de modelo após 20 anos

Após vinte anos, a Honda anunciou o retorno da  Africa Twin, desta vez com o nome de CRF1000L, para encarar a forte concorrência do segmento em todo o mundo. O primeiro modelo foi lançado em 1988, depois de a Honda engatar três vitórias consecutivas no rally Paris-Dakar.

A sua capacidade de rodar em qualquer tipo de terreno, a durabilidade, a fácil condução e o conforto para pilotar fizeram dela um sucesso de vendas entre os motociclistas, que aguardavam ansiosos pelo retorno. Com um motor de 998 cm³ e dois cilindros paralelos, a nova Africa Twin produz 94 cavalos de potência e 9,8 kgf.m de torque.

Embora melhor preparada para o off-road, ela está equipada com a opção da tecnologia DCT (Dupla Embreagem). A tecnologia foi preparada para atuar em pisos não pavimentados, travando (descidas) ou liberando (subidas) as marchas dependendo da necessidade do piloto. Há também a opção de desligar o ABS na roda traseira, para um melhor desempenho na terra.

O assento, por sua vez, será ajustável em dois níveis 870 mm e 850 mm. O tanque tem 18,8 litros de capacidade o que, de acordo com a Honda, resultará em uma autonomia de 400 km. A Honda CRF 1000L Africa Twin estará disponível em quatro opções de cores: CRF Rally, Tricolor, prata e preta.

A montadora nipônica ainda não divulgou todos os detalhes da nova Africa Twin, como suspensão, freios ou mesmo o preço que chegará ao mercado. Especula-se que o valor ficará em torno de 12 mil euros para o modelo standard, que deve ser lançado no fim deste ano e comercializado em 2016.  Só em termos de comparação, a BMW R 1200GS custa a partir de 16.400 Euros, na Itália, ou cerca de R$ 60 mil.

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