Honda Accord híbrido impressiona pela eficiência energética

Accord híbrido a R$ 332.400,00. Amauri Yamazaki

Accord roda cerca de 800 km na cidade com um tanque de gasolina de 48,5 litros.

Honda Accord híbrido impressiona pela eficiência energética.

Andamos na 11ª geração do Honda Accord que desembarcou no país com uma avançada tecnologia híbrida, além de ser recheado de equipamentos.

Assim como o Civic híbrido, o motor a gasolina funciona praticamente para gerar energia para a bateria do motor elétrico, não se intercalando na tração do sedan como acontece no sistema híbrido da Toyota. Na estrada, o motor 2.0 a combustão traciona o carro em velocidade de cruzeiro.

Andando com o carro na cidade, impressiona a eficiência energética do Accord com uma média de consumo de 17,4 km/l com gasolina (não é flex).

No modo Eco, o consumo na cidade pode chegar a impressionantes 20 km/l, lembrando que o motor a combustão é um 2.0, sem turbo.

Design sóbrio e excelente espaço interno. Amauri Yamazaki

Design

Estilo discreto e sóbrio vem equipado com os faróis full-LED com DRL que destaca o conceito “Low & Wide”, baixo e largo.

Na dianteira, faróis e pisca em LED. Amauri Yamazaki

A câmera e o radar posicionados na dianteira do Accord agora estão com um diâmetro maior para coleta de informações.

Sensor de distância dianteiro e traseiro.

Distância entre-eixos de 2.830 mm e rodas de 18 polegadas. Amauri Yamazaki

Comprimento: 4.917 mm.
Largura: 1.862 mm.
Altura: 1.459 mm.
Peso: 1.625 kg.
Pneus: 235/45 R18 – Yokohama.

Interior

Grande visibilidade proporcionada pela área envidraçada e também pelo fato de os limpadores de para-brisa ficarem fora do campo de visão do motorista.

As saídas de ventilação do painel em meio a uma trama metálica aumenta a sensação de organização e horizontalidade, com os comandos giratórios do sistema de ar-condicionado digital dual zone ocupando a porção central.

Painel e layout semelhante ao Civic híbrido com materiais nobres e macios ao toque. Imagem: Amauri Yamazaki

Além do painel a Honda incluiu o Head Up Display com velocímetro e navegação.

No volante, paddle shifts para regeneração de bateria.

MyHonda Connect: Software permite controlar o carro remotamente e obter informações.

Painel de instrumento digital de 10,2 polegadas. Amauri Yamazaki

Carregamento de smartphone sem fio de 15w, conta com 2 tomadas USB-C para carregamento mais rápido do celular.

Tela multimídia de 12,3 polegadas com pareamento de smartphone sem cabo e botão físico. Imagem: Amauri Yamazaki
Entre as configurações do multimídia está o fluxo de geração e transferência de energia. Amauri Yamazaki
Sistema de som premium Bose com 12 alto-falantes. Amauri Yamazaki

– ACC – Controle de cruzeiro adaptativo: auxílio para manutenção de distância segura em relação ao veículo à frente. O sistema conta com Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância em baixas velocidades;
– CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão: aciona o freio quando é detectada possibilidade de colisão frontal. É capaz de detectar pedestres e veículos que estejam no mesmo sentido ou oposto, incluindo bicicletas e motos;
– LKAS – Sistema de assistência de permanência em faixa: identifica faixas de rodagem e ajusta a direção, mantendo o veículo centralizado nas linhas de marcação;
– RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista: detecta a saída da pista e ajusta a direção para evitar acidentes;
– AHB – Farol alto automático: comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

Bancos em couro nobre sendo que os dianteiros tem regulagem elétrica e 2 memórias de ajuste para o motorista. Amauri Yamazaki

Teto solar convencional com esteira manual.

Excelente espaço para os passageiros do banco traseiro com dutos de ar-condicionado e 2 tomadas USB-C. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

Os motores elétricos, um de tração e outro destinado à geração de energia estão posicionados com eixos paralelos e não mais em série como no Civic, configurando assim uma nova e-CVT.

Nesse sentido, esta configuração resultou em melhor performance do conjunto em termos de vibrações, inclusive pela adoção de um volante do motor equipado com pré-amortecedor.

Além disso, o powertrain preservou a potência máxima do motor elétrico de tração, 184 cv, mas o torque aumentou, passando para 34,1 kgfm (antes, 32,1 kgfm).

Motor 2.0 a combustão com injeção direta de combustível gera 146 cv de potência com uma marcha.

Motor elétrico com 184 cv e 34 kgfm de torque e motor 2.0 a combustão com 146 cv a 6.100 rpm.  Amauri Yamazaki

No cofre do motor há também uma bateria elétrica de 12V.

Consumo

Cidade no modo Normal: 17,4 km/l com gasolina.
Cidade no modo Eco: 20 km/l com gasolina.

Estrada no modo Normal: 14,5 km/l com gasolina.

Autonomia: ao redor de 800 km com um tanque de 48,5 litros de gasolina.

O comprimento de 4.917 mm do carro chama atenção nos estacionamentos. Amauri Yamazaki

Na traseira, o conjunto óptico é formado por lanternas bipartidas, unidas por uma barra luminosa com o H da Honda ao centro que se harmoniza com a parte dianteira.

Porta-malas com capacidade para 574 litros com abertura e fechamento manual. Imagem: A Yamazaki

Estepe: do tipo temporário.

Todas as luzes na traseira em LED.

O espaço de carga pode ser aumentado por meio do encosto bipartido, rebatível em proporção 60/40.

Garantia

3 anos de garantia, sem limite de quilometragem.

Bem como, o conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.

O que o Accord híbrido tem:

– Estilo, elegância, sofisticação.
– Autonomia de 800 km com um tanque de 48,5 litros de gasolina.
– Conforto e porta-malas com 574 litros.
– Todos os equipamentos de assistência a direção.

O que falta no Accord híbrido:

– Cerca de 2 cm a mais de altura do solo. Isso pode ser facilmente resolvido colocando pneus de altura 50, caso os dianteiros não toquem na caixa de roda.
– Aviso de ponto cego do lado esquerdo.

Sistema multimídia altamente eficiente com rápida conexão sem fio, mesmo quando o manobrista traz o carro. Picture: Amauri Yamazaki

Honda Accord híbrido impressiona pela eficiência energética.

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password