Holandeses confirmam negociação por Brasil Kirin
O grupo cervejeiro holandês Heineken confirmou que mantém conversas para adquirir a filial brasileira do consórcio japonês de bebidas Kirin, como publicado pelo São Paulo Shimbun.
Em nota, a empresa falou sobre as negociações. “Em resposta às especulações da imprensa sobre a Kirin no Brasil, a Heineken confirma que atualmente está em discussões com a Kirin Holdings Company Limited em relação à transação potencial da Brasil Kirin Holding S.A”, revelou a empresa, garantindo que ainda não há um acordo. “As discussões estão em curso e não há certeza de que se feche”.
A negociação, porém, já é dada como certa no Japão. De acordo com a imprensa nipônica, a Kirin Holdings vai vender suas operações no Brasil por cerca de US$ 870 milhões. Vale lembrar que a em-presa japonesa investiu em 2011 cerca de US$ 2,938 bilhões na compra da brasileira Schincariol. A brasileira, na época, era a segunda maior cervejaria do país, com 10% de participação, atrás da Ambev.
De acordo com fontes do mercado, um ponto que ainda estaria sendo discuti-do nas negociações é se a Heineken vai abandonar ou não a distribuição que hoje é feita pela Coca-Cola e usar a rede de distribuição da Brasil Kirin.
Em setembro do ano passado, informações já davam conta que a Kirin buscaria sócios para revitalizar as operações de sua subsidiária no Brasil. Entre as possibilidades ventiladas na época estaria a de vender parte de suas ações para transformar a sua subsidiária, a Brasil Kirin, em uma empresa de joint venture.
Vale lembrar que o Brasil é o terceiro maior mercado de cerveja do mundo, atrás de China e EUA.