HC passa a vacinar contra a febre amarela só viajantes com destino internacional

Ontem, foi o dia derradeiro para garantir a eficácia da vacina da febre amarela para o Carnaval. 10 dias são necessários para se contar a efetiva imunização contra a doença.  Mesmo assim, continuam longas as filas em postos de saúde e em hospitais. No das Clínicas, por exemplo, a novidade é que a vacina passará a ser dada só para viajantes com destino internacional.

Desde que iniciou a vacinação da febre amarela somente para viajantes com comprovante da viagem, como passagens de avião ou de ônibus, no último dia 19, é grande o número de pessoas em fila à espera da vacina.

Agora, os viajantes com destino nacional devem procurar alguma Unidade Básica de Saúde. No HC também está suspensa a emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, documento necessário para quem vai viajar a países que exigem a imunização contra febre amarela. A emissão do certificado deve ser feita nos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Em São Paulo, apesar da vacinação contra a febre amarela acontecer por áreas prioritárias e seguir por etapas, é grande a concentração de pessoas em postos de saúde.

No bairro da Penha, bem antes do início do atendi-mento, às 8 horas, duas filas foram formadas, uma delas contornando todo o quarteirão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, mais de meio milhão de pessoas já foram vacinadas, sendo 564.467 com doses fracionadas e 18.888 doses padrão.

Ontem, Curitiba registrou o primeiro caso de febre amarela e outras duas pessoas apresentaram a doença na zona da mata de Minas Gerais.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password