‘Festival do Japão’ aposta na arte em papel para atrair público mineiro

Pipas de papel são apresentadas por Ken Yamazato (Foto: Divulgação)

Pelo 5º ano consecutivo, a cidade de Belo Horizonte recebe o “Festival do Japão em Minas Gerais”. O evento, que tem como objetivo propagar a cultura japonesa, além do intercâmbio social, cultural e econômico entre os dois países, teve início ontem e vai até amanhã, apostando no tema “Arte em Papel”, cultura muito propagada no Japão.
Diante da temática escolhida para esta edição, o evento tem como grande destaque uma exposição de washi, tipo de papel japonês que é utilizado em várias funcionalidades, como convites de casamento, restauração de livros, papel de parede, bolsas, carteiras e até sapatos. Também foram programadas oficinas utilizando o papel, que, inclusive, foi tombado pela Unesco. Entre as aulas, estão: washi-ê, kurumiê (montagem de boneca), experimentação em origami, mangá e pipa-modelismo, comandado pelo engenheiro Ken Yamazato.
A festa, porém, não se resume a essa vertente da cultura nipônica. Serão mais dois dias repletos de atividades com apresentações de taikô, danças típicas japonesas e artes marciais daquele país, entre elas, judô e kendô.
O evento acontece hoje, das 10 às 22 horas; e amanhã, das 10 às 18 horas, na av. Amazonas, 6030, bairro Gameleira, zona Oeste de Belo Horizonte. A entrada custa R$ 14,00.

Continua… (no impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password