Estados definem roteiro e Paraná cogita presença de princesa nos 110 anos da imigração

Logomarca de São Paulo pelos 110 anos (Foto: Divulgação)

A presença de um membro da Família Imperial japonesa nas festividades dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, no ano que vem, já é uma realidade, apesar das comissões responsáveis pelos festejos em São Paulo e do Paraná ainda tratarem o assunto com cautela.

Internamente, porém, alguns acertos entre as partes já foram feitos, visando evitar qualquer contratempo ao receber a autoridade. O principal deles foi a mu-dança de data do principal evento previsto para o Paraná. Assim como São Paulo, a comissão paranaense havia reservado o dia 21 de julho, um sábado, como data para o ponto alto de suas comemorações. Após conversas, São Paulo ganhou o “braço de ferro” e Paraná aceitou antecipar a celebração.

Dessa forma, ficou acertado que a abertura oficial das comemorações no Paraná ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho, sendo que a cerimônia com a presença do membro da Família Imperial ocorrerá no segundo dia. Enquanto isso, em São Paulo, tudo permaneceu como já havia sido estabelecido, com a visita mantida para o dia 21.

Outra definição se refere aos locais visitados pela autoridade japonesa. No Paraná, a rota já está confirmada pelo deputado federal Luiz Nishimori (PR-PR), responsável pelos festejos no estado.

De acordo com ele, o representante imperial visitará quatro localidades. “Lógico que tem pedidos de outros lugares, mas, pelo período curto, apenas dois dias, definimos que as cidades visitadas serão Curitiba, Londrina, Rolândia e Maringá, nessa sequência”, disse ele ao São Paulo Shimbun.

Em São Paulo, além da capital, duas cidades da região Noroeste devem receber a visita. A confirmação é da presidente da Comissão Organizadora das festividades. “Ainda está sendo definido, mas é grande a possibilidade de Promissão e Araçatuba”, citou Harumi Goya

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password