Cooperação entre Brasil e Japão tem início

A Faculdade de Ciências Médica (FCM) da Unicamp recebeu a primeira reunião do Comitê de Coordenação Conjunta, resultante do acordo de Cooperação Técnica Internacional firmado entre a Unicamp e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), em janeiro de 2017, visando o desenvolvimento e a implantação de um sistema colaborativo de referência e pesquisa para o diagnóstico de infecções fúngicas, incluindo drogas resistentes, no Brasil e Japão.

O encontro contou com a participação da gerente- geral e do conselheiro chefe do projeto, respectivamente, Maria Luiza Moretti (Unicamp) e Akira Watanabe (Jica). Na ocasião, foi apresentado o andamento da implantação do projeto no HC da Unicamp, Centro Infantil Boldrini, Hospital Municipal “Dr. Mário Gatti” e Hospital Municipal “Ouro Verde”; e das atividades de pesquisa colaborativa realizadas com o Instituto Adolfo Lutz. Realizada anualmente, a próxima reunião deve ocorrer somente em 2019. Por sua vez, as datas das reuniões do Comitê Diretor – que se reúne duas vezes ao ano – serão divulgadas em breve.

Vale lembrar que a Unicamp já manteve um acordo com a Universidade de Chiba, do Japão. Ambas trabalharam juntas por três anos para o desenvolvimento de métodos que trazem maior rapidez na identificação de fungos causadores de doenças e no diagnóstico de infecções fúngicas em pacientes imunossupressores, ou seja, aqueles que possuem baixa imunidade (geralmente são pacientes portadores do vírus HIV, transplantados ou com alguma outra doença que altere a imunidade).

O resultado desta cooperação, além do desenvolvimento de tecnologias, foi o fortalecimento das equipes de estudo de ambos os países.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password