Consulado reabre centro cultural com exposição

O Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro tem nova sede, agora no bairro do Flamengo. Para comemorar, foi aberta a exposição “Dobras e Redobras”.

Realizada pelo Consulado e pelo grupo Dobrando com Arte, a mostra apresenta peças de diferentes formatos feitas de origami. Coordenada pela professora de origami Miriam Nigri, a exposição tem o objetivo de mostrar ao público toda a versatilidade desta arte tão tradicional japonesa e traz 40 esculturas confeccionadas em papel, com formato de animais, flores, objetos e figuras geométricas.

Durante a abertura da mostra, que ocorreu na última quarta-feira, o cônsul do setor Cultural do Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, Kaori Ueno, falou sobre a escolha pelo origami, durante discurso. “Sinto-me feliz em poder realizar também este ano a exposição de origami. No Japão, o origami se popularizou entre o público em geral durante o período Edo. Em 1797, publicou-se o mais antigo livro a respeito desta arte. Atualmente, a arte foi introduzida na educação infantil, e os japoneses a consideram como algo muito próximo de si. Gostaria que cada vez mais pessoas possam apreciar o arte do origami”, afirmou.

A mostra pode ser vi-sitada até o dia 27 de outubro, de segunda a sexta das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O Centro Cultural e Informativo do Consulado Geral do Japão, fechado desde junho, fica na Praia do Flamengo 200, Sala 601. A entrada é gratuita.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password