Comerciantes da Liberdade mostram pouco otimismo e não creem em aumento no Natal

Liberdade conta com nova loja do grupo Marukai (Foto: Divulgação)

As perspectivas de boas vendas nas festas de fim de ano sempre alimentam os sonhos dos varejistas. Após dois anos de recessão e de queda nas vendas do comércio, o setor prevê que terá, neste Natal, o melhor desempenho em quatro anos. A projeção é que o comércio paulista feche com uma receita de R$ 65,14 bilhões em dezembro, 4% a mais que no ano passado, segundo estimativa da Federação do Co-mércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

Com o resultado, o setor terminaria 2017 com um crescimento real de 5%. A alta representa um alívio aos varejistas, que vêm de uma retração acumulada de 8,9% entre 2014 e 2016. O que mais colabora para esse crescimento é a injeção do 13º salário na eco-nomia, que, em 2017, tende a ser 4,6% maior que o volume pago em 2016, descontada a inflação. O salário médio também subiu e deve contribuir para o bom resultado do período.

Esse otimismo todo, porém, parece não ter chegado ao bairro da Liberdade. Após o “Toyo Matsuri”, festa que abre oficialmente as vendas de fim de ano no bairro, comerciantes locais foram abordados pela reportagem, que pôde constatar desânimo e quase nenhuma expectativa de melhora para este final do ano. No momento, grande parte dos comerciantes espera, pelo menos, repetir as vendas do ano passado, que já foram fracas.

As informações dão conta que o final de novembro e a primeira semana de dezembro costumam mostrar como será o desempenho no final do ano. Apesar de a maioria reconhecer um aumento na quantidade de público nas últimas semanas, as vendas seguem baixas

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password