Cidade gaúcha deve ganhar ‘Casa Oriental’

Em reunião realizada no Parque de Exposições Wanderley Burmann, na cidade de Ijuí, Rio Grande do Sul, foi apresentada uma carta de intenções para a criação do Núcleo Regional de Cultura Japonesa.

O prefeito Valdir Heck recebeu o presidente da União das Etnias de Ijuí, Nelson Casarin; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ijuí, Nilo Leal da Silva, além de descendentes diretos das famílias Asada, Okajima e Hayashi.

Durante o encontro, também ficou definido que a primeira ação do Núcleo será lançar a pedra fundamental de um projeto que pretende desenvolver a Casa de Cultura Oriental no Parque de Exposições. Em discurso,Mateus Asada e Janni Okajima, idealizadores do Núcleo, alegaram que a criação dá prosseguimento a um projeto dos seus pais. “Hoje lançamos a semente deste sonho”, declararam eles.

Ainda segundo Asada, no início da feira, na década de 1980, a comunidade japonesa tinha a intenção de montar a casa, mas muitos retornaram para o Japão e o sonho foi adia-do. “A intenção é resgatar nossa cultura para passar para os nossos filhos. Estamos entrando em contato com mais descendentes de japoneses que moram em Ijuí e região para reunir as famílias. Iremos nos encontrar seguidamente e pensar em formar uma diretoria e em um possível local para a nossa casa”, disse ele.

Durante o encontro, os descendentes japoneses também firmaram a intenção de ingressar de forma oficial na Festa Nacional das Culturas Diversificadas. O lançamento da pedra fundamental da casa japonesa, aliás, deve acontecer justamente durante o evento do ano que vem.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password