Cervejaria holandesa compra a Brasil Kirin e japoneses deixam o País

Empresa foi vendida por R$ 2,2 bilhões (Foto: Divulgação)

Agora é oficial. A Heineken anunciou ontem a assinatura de um acordo com a japonesa Kirin Holdings Company para adquirir a operação brasileira da Brasil Kirin, por R$ 2,2 bilhões (incluindo as dívidas), com o intuito de aumentar sua presença no mercado brasileiro, fortalecer seu port-fólio de marcas e ganhar escala.

A previsão é de que o negócio, que inclui a aquisição das 12 fábricas, além da rede própria de vendas e distribuição, seja fechado na primeira metade do ano, já que ainda precisa ser aprovado por órgãos reguladores. Além da marca Schin, a Brasil Kirin conta com outras cervejas, refrigerantes, sucos, energéticos e águas.

Em nota oficial, os japoneses explicaram a decisão de deixar o Brasil. ”Considerando os riscos associados com a economia brasileira e a estagnação dos mercados de cer-veja e refrigerantes, assim como a concorrência no setor, a Kirin chegou à conclusão que há limitações para transformar a Brasil Kirin em uma empresa altamente rentável e sustentável no longo prazo”, afirmou a companhia em nota oficial.“Após a assinatura do acordo hoje, a Brasil Kirin e a Bavaria (empresa subsidiária da Heineken International BV) solicitarão ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão antitruste no Brasil, a aprovação da transferência das ações. A transferência das ações deverá ser executada imediatamente após a aprovação do Cade. Até a conclusão do processo, a operação da Brasil Kirin seguirá normalmente.”

Por sua vez, em comunicado, a Heineken afirmou que o portfólio da Brasil Kirin é complementar ao seu negócio de cervejas e possibilitará o crescimento de marcas. A Brasil Kirin teve participação de 9% no mercado de cervejas em 2015, com atuação particularmente forte no Norte e Nordeste onde a Heineken possui atualmente uma participação menor.

“Esta transação é trans-formadora nesse importante mercado de cerveja, contribuindo para o histórico de sucesso que registramos no segmento pre-mium e fortalecendo nossa plataforma para cresci-mento futuro. Também reitera nosso compromisso com o mercado brasileiro e a confiança em nossa capacidade de gerar resultados positivos no longo prazo em todos os segmentos do mercado”, opinou Jean-François Van Boxmeer, Chairman & CEO da Heineken.

Com a aquisição, os holandeses pulam para o segundo lugar entre as maiores cervejarias do País, com uma participação de quase 19% do mercado, acirrando ainda mais a concorrência com a Ambev e o Grupo Petrópolis. A Hei-neken é a segunda maior cervejaria do mundo. Seu portfólio inclui as marcas Heineken, Amstel, Desperados, Sol, Kaiser, Kaiser Radler, Bavaria, Bavaria Premium, Bavaria 0,0% e Família Xingu.

Continua…(impresso)

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password