Campinas sedia ‘Festival do Japão’ em fim de semana dedicado à cultura oriental

O fim de semana será tomado de cultura japonesa em municípios paulistas.
O primeiro deles é Campinas, que sedia a 13ª edição do “Festival do Japão” do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro.
Com uma vasta pro-gramação durante todo o dia, a partir das 10 horas, o evento de Campinas diferencia-se pela grande quantidade de intérpretes da música japonesa.
A maioria é da região e participa de concursos de karaokê. Mas, de profissionais, estarão os assíduos Joe Hirata e Karen Ito, ambos no domingo, e, nos dois dias, Mariko Nakahira.
Neste ano, o destaque é o retorno da dança Awa Odori do Grupo Represa, de Ribeirão Pires. “As senhoras voltam e vão inaugurar o nosso novo cama-rim, feito para o maior conforto (e acessibilidade mais fácil) até o palco”, disse Tadayoshi Hanada, presidente do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, ao São Paulo Shimbun.
Para o público estima-do em 20 mil pessoas, uma readequação também foi feita, com a montagem de uma área de refeição. O estacionamento coberto irá acomodar mesas e cadeiras para famílias inteiras, que lotam especialmente o domingo.
O bom público é resultado do trabalho dos nikkeis de Campinas, com destaque para os jovens. Nikkeis e não nikkeis irão atuar como voluntários durante o “Festival do Japão”, com total apoio da diretoria.
Continua…(impresso)