Pastoral e Congregação celebram cinquentenário

A Pastoral Nipo-Brasileira (PANIB) realiza neste domingo a “Celebração Eucarística Comemorativa do Cinquentenário de sua fundação”, que acontece a partir das 9 horas, na Catedral da Sé, que fica na Praça da Sé, em São Paulo. No mesmo dia, também será celebrado o cinquentenário da missão no Brasil da Congregação das Irmãs da Caridade de Jesus.

Ao longo dos seus 50 anos, a PANIB vem trabalhando a favor dos milhares de familiares japoneses e seus descendentes e, mais recentemente, também de brasileiros, na evangelização, em seguimento aos ensinamentos de Cristo.

Já a Congregação das Irmãs Caritas de Jesus foi fundada em 15 de agosto de 1937, na cidade japonesa de Miyazaki, pelo padre italiano Antonio Cavoli. O nome Caritas, em latim, significa “Amor”. Em 1964, a Congregação chegou à América do Sul, inicialmente na Bolívia, depois no Brasil e, em seguida, no Peru.

A expectativa é pela presença de um grande público durante o evento, já que são esperadas carava-nas de uma série de cidades do interior paulista, e também de estados como o Paraná e o Mato Grosso do Sul.
A cerimônia será presidida por Dom Julio Endi Akamine, o primeiro nipo-brasileiro nomeado bispo no Brasil. Ele, que é natural de Garça, diocese de Marília, foi ordenado em 1988 e desempenhou cargos diferentes no Paraná, em Roma e São Paulo.

Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo, tendo sido vigário episcopal para a região Lapa. Em 2016, o papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do arcebispo de Sorocaba, Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues e nomeou o nikkei em seu lugar.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password