Campanha em quatro estados faz tsurus para lembrar da guerra e das bombas atômicas

Oizumi com o sobrevivente Neto, da Chapecoense (Foto: Arquivo Pessoal)

Para lembrar os 72 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, que registraram os tristes conflitos em Okinawa, considerados a maior batalha marítimo-terrestre-aérea da história, e os dois únicos ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki, foi lançado ontem, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, a campanha “72 mil Tsurus pela Paz”.

Organizado pelos integrantes da ação do bem “1000 Tsurus por 1 Desejo”, que incentiva a educação pela cultura da paz e solidariedade através da confecção de tsurus de origami, a campanha não ficará restrita àquele estado e abrange também São Paulo, Paraná e Brasília.

No ponto de apoio ao projeto em Campo Grande, o Shopping Bosque dos Ipês, serão realizadas oficinas de tsurus para o ensino da técnica japonesa da dobradura de papel, durante a Semana da Cultura Japonesa – em comemoração aos 109 anos da imigração dos japoneses ao Brasil. Ali estão expostos artigos japoneses e ocorrem apresentações musicais.

Em São Paulo, uma oficina está programada para ocorrer na Kodomo-no-Sono, neste sábado, a partir das 9 horas, quando a idealizadora do projeto, Ligia Oizumi, ensinará a técnica aos internos. De acordo com ela, o objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a importância da paz.

“Estamos em um momento em que muito se fala de uma possível Terceira Guerra Mundial e também da produção de bombas atômicas. Temos que levar a mensagem de paz às pessoas, para o que aconteceu no Japão, com milhares de atingidos, não se repita nunca mais. Também queremos incentivar a paz interior, que precisamos para viver e realizar nossas tarefas diárias com alegria mesmo diante dos problemas”, disse ela. “Acredito muito em energia. Por isso, acho importante que a mensagem de paz seja sempre passada e levada às pessoas.

Os 72 mil tsurus confeccionados serão entregues pela organização do movimento aos sobreviventes das Bombas Nucleares de Hiroshima e Nagasaki no Brasil e aos pacientes de asilos e hospitais em Okinawa, Hiroshima e Nagasaki, além do Museu Himeyuri em Okinawa e também, conforme a tradição, no Monumento das Crianças à Paz em Hiroshima. Os tsurus também serão entregues aos torcedores presentes no jogo de futebol Chapecoense e Bahia, no dia 2 de agosto.

A campanha será encerrada no dia 15 de julho.

Continua…(impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password