Câmara Municipal lembra bombas atômicas

A Câmara Municipal de São Paulo realizou na noite de segunda-feira uma sessão solene pelos 72 anos do lançamento das bombas atômicas que atingiram as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. A ocasião também lembrou a Batalha de Okinawa, última antes do lançamento das bombas que marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial.

O evento foi sugerido pelo vereador George Hato (PMDB), que ressaltou durante discurso que é dever de todos lembrar esse momento da nossa história para que fatos como esse não se repitam. “A paz mundial é dever de todos. O povo japonês só quer que isso nunca mais volte a acontecer. E nós estamos agora em momento de tensão, de guerra, em relação à Coreia do Norte. Então, que isso sirva de exemplo para que não aconteçam mais ataques as-sim”, afirmou.

A sessão também contou com o representante do Consulado do Japão em São Paulo Jiro Takamoto, que reafirmou o propósito dos japoneses. “A cada ano prestamos homenagens às vítimas das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. A ideia é lembrar esse incidente muito triste e confirmar que nós nunca de-veremos repetir ataques como esses”, apontou.

Outro que participou foi o presidente da Associação Nagasaki do Brasil, Hiroshi Kawasoe, além do presidente do Centro Cultural Hiroshima do Brasil, Yasuyuki Hirasaki, que explicou que está aguardando uma audiência com o secretário-geral da ONU para reafirmar o movimento pela paz mundial.

Também esteve presente o presidente da Associação Hibakusha Brasil pela Paz, Takashi Morita, um dos sobreviventes.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password