Brasil tem fim de surto de febre amarela

O surto de febre amarela no Brasil acabou. O último caso foi registrado em junho passado, o que para o Ministério da Saúde representa controle positivo.

Ontem, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a-presentou o novo boletim epidemiológico sobre a doença no País, ressaltando a importância de manter as ações de prevenção e ampliar a vacinação para a febre amarela.

Desde o início do surto, em 1º de dezembro do ano passado, até 1º de agosto deste ano, foram confirmados 777 casos e 261 óbitos por febre amarela. Outros 2.270 casos foram descartados e 213 permanecem em investigação. Além disso, 304 casos foram considerados inconclusivos, pois não foi possível produzir evidências da infecção por febre amarela ou não se encaixavam na definição de caso. No total, foram 3.564 notificações. A região Sudeste concentrou a grande maioria dos casos. Foram 764 casos confirmados, seguida das regiões Norte (10 casos confirmados) e Centro-Oeste (3 casos). As regiões Sul e Nordeste não tiveram confirmações.

Mas para quem for viajar para as cidades em 20 estados consideradas de risco devem tomar a vacina 10 dias antes de viajar.

No ano que vem, a vacina para febre amarela será incluída no calendário de vacinação para crianças a partir dos nove meses, em dose única. Outra novidade é que mais cidades deverão ser incluídas na lista da vacina.

No mesmo dia que divulgou-se o fim do surto da febre amarela, o ministro também apresentou a redução do número de casos de gripe no Brasil. A diminuição foi de 81% em relação ao ano passado, com 2.070 casos e 361 óbitos até 28 de agosto. Neste ano, o vírus mais circulante é o H3N2.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password