Brasil e Japão avaliam cooperação em logística

O projeto de Acordo de Cooperação entre Brasil e Japão para melhorias no Sistema de Logística Reversa, iniciado em 2014, para avaliar os resíduos eletroeletrônicos chegou à fase de avaliação final. O primeiro encontro dessa nova etapa ocorreu na última semana, no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

O acordo, fruto da parceria entre a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e o governo brasileiro, foi assinado oficialmente em 10 de outubro de 2013, com a pro-posta de identificar oportunidades para melhoria no sistema de logística reversa de eletroeletrônicos por meio de trocas em experiências com organismos japoneses.
A primeira etapa do projeto consistiu em visita a todos os elos da cadeia de logística reversa de eletroeletrônicos no Japão, realizada pelos responsáveis por cada etapa do sistema no Brasil.

A segunda etapa correspondeu a uma experiência piloto na região da Lapa (subprefeitura da Lapa), na cidade de São Paulo. Teve por objetivo estudar o fluxo de equipamentos eletroeletrônicos descartados pelo consumidor, por meio do projeto Descarte On.

Para os especialistas japoneses, o conhecimento prático no projeto piloto acarretou uma série de lições que, com base na experiência japonesa, resulta em um entendimento coerente da logística reversa. Segundo o representante da Jica Daisuke Iijima, a discussão continuará com base nas lições aprendidas até o momento.

Na reunião da última se-mana também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento e Competitividade Industrial do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Igor Calvet, além de especialistas brasileiros e japoneses.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password