Bolo do Bixiga e pastel dão sabor ao aniversário de São Paulo

Amanhã é aniversário da cidade de São Paulo e, em toda festa, o que não pode faltar é bolo. O tradicional do bairro do Bixiga, onde já foi feito por metro, será montado de forma compartilhada ao meio-dia desta quinta-feira, na rua Rui Barbosa, altura do nº 300.

Desde o ano passado, o bolo é formado de doação por quem quiser contribuir. Às 9 horas, a pessoa deve levar um bolo branco com cobertura simples, com recheio opcional, para formar a metragem final. Em 2017, os bolos emparelhados não formaram os 463 metros pretendidos na ocasião.

E ao contrário de décadas atrás, quando a população avançava no bolo, o doce é servido por voluntários, que ficam isolados por uma grade.  Depois do bolo, a pedida é o 3º Festival do Pastel no Memorial da América Latina (ao lado da estação Barra Funda do Metrô). Amanhã e no sábado e domingo, das 10 às 21 ho-ras, o tradicional pastel de feira será vendido com diferentes sabores, a partir de R$ 6,00.

O público também poderá conferir a competição do melhor e mais bem feito pastel do Memorial, que será escolhido por um júri. A avaliação será feita no pastel de carne. Além do sabor da massa e do recheio, crocância e consistência serão levados em conta.

No Festival, além do pastel, haverá sanduíches, comidas de diferentes cozinhas, alternativas vegetarianas e veganas, etc.  Mas se o momento é do pastel, prepare-se para as diferentes opções, tanto salgado como doce.

A oferta do pastel no Brasil foi difundida por descendentes de imigrantes japoneses na década de 40, espalhando-se principalmente em feiras livres.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password