Banco de Sangue Móvel estimula doação na capital

Os bancos de sangue estão com estoque no li-mite na cidade de São Paulo.

Um deles é o Pró-Sangue, fornecedor para mais de 100 instituições de saúde da rede pública de São Paulo.
Nas últimas semanas, uma queda gradativa da coleta de sangue vem sendo percebida. Os sangues dos tipos O+, O-, B-, A+ e A-.

Outro banco de sangue em estado crítico é o do Hospital Sírio-Libanês, que ganha uma ação no Central Plaza Shopping. Lá, de amanhã a domingo, uma ação de conscientização e captação de sangue será iniciada. Serão duas etapas: a primeira a-gora, com registro de interessados em doar em data agendada; e, no dia 13 de junho, das 10 às 16 horas, quando estará montada uma unidade móvel do banco de sangue.

Neste dia, agendados e pessoas que queiram doar serão atendidos. A coleta dura cerca de 15 minutos e o doador precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar alimentado e em boas condições de saúde.

E se o momento é de campanha, a da gripe foi prorrogada até o dia 9 de junho. O término estava previsto para sexta-feira passada, mas a meta de vacinar 90% das pessoas vulneráveis, especialmente crianças, está aquém disso.

Com o baixo número de mortes por gripe, as pessoas relaxaram na prevenção, especialmente os pais de crianças até 5 anos de idade e gestantes.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). O organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password