Avaliamos o Corolla Cross XR 2.0 flex com 177 cv

Corolla Cross XR tem preço de R$ 150.290,00. Foto: Amauri Yamazaki

Conforto e mecânica estão entre os atrativos do SUV de entrada da Toyota.

Avaliamos o Corolla Cross XR 2.0 flex com 177 cv de potência.

Lançado em março deste ano, o Corolla Cross tornou-se gradativamente um sucesso de vendas da Toyota no Brasil.

Produzido na cidade de Sorocaba – SP, o Corolla Cross inicialmente canibalizou vendas do Corolla sedan, mas gradativamente ganhou clientes da concorrência sem atrapalhar o sedan mais vendido do país.

O modelo de entrada XR tem um acabamento mais simples, com bancos em tecido simples, ar-condicionado de uma zona e sem carregador de celular sem fio.

Contudo, apresenta uma excelente relação custo benefício, já que o SUV é mais confortável que o Corolla sedan, além de ser mais espaçoso.

Além disso, o Corolla Cross é mais confortável que seus principais concorrentes, por ter uma suspensão mais macia que absorve os impactos com mais eficiência.

Faróis de halogêneo na versão XR e faróis de neblina em LED, de série. Foto: Amauri Yamazaki

Design

Transmite mais robustez e presença que o Corolla sedan dado ao seu porte mais robusto.

Distância entre eixos de 2.640 mm e rodas de liga leve de 17 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Interior

O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedã, com pequenas diferenças.

Nesse sentido, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, dando uma sensação de amplitude.

Painel de instrumentos analógico com computador de bordo digital e sistema multimídia de 8 polegadas. Foto: Amauri Yamazaki

Na versão de entrada o sistema de ar-condicionado é digital de uma zona, com dutos para os passageiros do banco traseiro.

Estão disponíveis no volante: comandos para telefone, volume e computador de bordo.

O freio de estacionamento é no pedal esquerdo como nos carros americanos e os espelhos retrovisores recolhem automaticamente quando o motorista trava o veículo.

Campo de Visão

A posição de dirigir elevada tornou o campo de visão 120 mm mais alto do que o Corolla sedã.

Além disso, foram realizados aprimoramentos como o estreitamento da coluna A em 7 mm (na comparação com o sedã), o que além de ajudar na visibilidade, contribui para a redução do ruído do vento.

Bancos em tecido na cor preta na versão de entrada. Foto: Amauri Yamazaki

Isolamento acústico

Foram colocados isoladores de som adicionais no cofre do motor, no teto, no assoalho e em partes das portas que resultam em menor vibração.

Modelo de entrada vem com 7 airbags e espaço para cinco adultos com conforto. Foto: Amauri Yamazaki
Duto do ar-condicionado para os passageiros do banco traseiro. Foto: Amauri Yamazaki

Motor

O motor a combustão flex, 2.0L Dynamic Force de 4 cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm com etanol e 169 cv com gasolina.

O torque com etanol ou gasolina é de 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.

Sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. São 2 injeções assim como no Corolla.

Motor 2.0 flex com 177 cv de potência com etanol. Toyota

Transmissão

Hybrid Transaxle funciona através de planetária com engrenagem eliminando perdas e atritos.

Suspensão

Dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora.

Traseira tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora com buchas de borracha grandes que permitem que a suspensão trabalhe bem em terrenos com grandes ondulações.

Suspensão macia está entre os atrativos do Corolla Cross. Cor Vermelho Granada. Foto: Amauri Yamazaki

Raio de Giro

De acordo com a montadora, ele tem o menor raio de giro da categoria, sendo possível realizar uma manobra de 180º em apenas 10,4 m, contribuindo para realizar balizas e circular em locais apertados.

Garantia

5 anos de garantia sem limite de quilometragem para pessoas físicas (para pessoa jurídica, são 5 anos ou 100.000 km, o que ocorrer primeiro).

Plataforma

O Corolla Cross é  construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedã, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro.

Corolla Cross XR é um SUV robusto, potente, confortável e com boa relação custo-benefício. Foto: Amauri Yamazaki

Segurança

Atualmente, desde a versão de entrada XR, o modelo vem com 7 airbags (2 frontais, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), câmera de ré com projeção na central multimídia, assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED e ISOFIX, para fixação de cadeirinhas.

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password