Artista japonesa faz primeira exposição no País

A artista japonesa Chiharu Shiota apresenta, até 10 de janeiro de 2016, três instalações na mostra “Em Busca do Destino”, planejadas para ocupar a facha-da, o piso térreo e o espaço expositivo do Sesc Pinheiros, em São Paulo.

Com curadoria da historiadora de arte Tereza de Arruda, a mostra abriga obras que discutem questões como memórias e trajetórias. Uma delas, denominada Além dos continentes, está localizada na fachada do Sesc, podendo ser vista por qualquer pessoa, dentro ou fora da unidade. Essa instalação, que representa a trajetória da vida, é formada por 300 pares de sapatos doados pelo público, suspensos em fios de lã vermelhos e alinhados na mesma direção.

Na outra instalação, denominada Acumulação, uma nuvem de malas se movimenta sobre a escada rolante. As cerca de 200 bagagens – adquiridas pela artista em feiras de anti-guidades e de produtos usados em Berlim – são conectadas ao teto por fios vermelhos. Já Cartas de Agradecimento é composta por mais de 3 mil cartas manuscritas coletadas em cerca de dois meses que foram grampeadas a fios de lã, que se entrelaçam e formam túneis por onde os visitantes podem caminhar e ler as mensagens.

Chiharu Shiota quase foi brasileira. Seu pai, na juventude, cogitou emigrar para o Brasil, mas acabou ficando no Japão e, em 1972, teve a filha, que nasceu na cidade de Osaka. Formou-se em Kyoto e completou os estudos na Alemanha, onde reside há 14 anos e se estabeleceu como um dos nomes mais expressivos das artes visuais.

O Sesc Pinheiros fica na rua Paes Leme, 195, Pinheiros. Visitação de terça a sexta, das 10 às 21h30. Sábado, das 10 às 20h30, e domingo, das 10 às 18h30. Entrada gratuita.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password