Arquiteto nipônico é um dos destaques da Bienal de Arquitetura de São Paulo

Sou Fujmoto dará palestra em 17 de novembro (Foto: Divulgação)

Aproximar a arquitetura do público e propor um projeto coletivo e colaborativo de cidade é o objetivo da “11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo”, que começa hoje e apresenta até o fim de dezembro cerca de 40 atividades de diversos tipos e formatos. A mostra vai concentrar exposições, performances, residências artísticas, oficinas e debates nos espaços dos Sescs Parque Dom Pedro 2º, Campo Limpo, Osasco e Itaquera, e também em locais parceiros, como a Casa do Povo e a Ocupação 9 de Julho.

Entre os grandes destaques da programação está a palestra do arquiteto japonês Sou Fujimoto, marcada para o dia 17 de novembro. Nascido em Tóquio, ele é um dos profissionais mais solicitados, sendo largamente premiado e reconhecido internacionalmente. Com um entendimento único do espaço, o seu pensamento arquitetônico é baseado na cultura japonesa.

Com traços livres e habilidade no uso de vazios, o japonês tem obras expressivas como a Casa N e a Biblioteca da Musas-hino Art University, ambas em Tóquio; o Miami Design District, nos EUA; e o Serpentine Gallery Pavilion, em Londres. No Brasil, a casa projetada por ele integra o residencial Chácara Santa Helena.

A palestra, que acontece a partir das 14 horas, será aberta e é intitulada “Futuros do futuro”. Sou Fujimoto discutirá a relação entre natureza e arquitetura e como sua obra tenta construir pontes entre os dois, usando diferentes abordagens de design, respeitando e trabalhando com as pré-existências. A palestra será em inglês, com tradução consecutiva para o português. Os organizadores solicitam que os interessados cheguem cedo para garantir o seu lugar. O encontro acontecerá no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, localizada na rua do Lago, 876, Butantã, em São Paulo.

Continua…(Impresso)

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password