Águia de Ouro planeja grande evento para homenagear os 110 anos da imigração japonesa

A escola de samba Águia de Ouro, que desfila domingo no Sambódromo, no Grupo de Acesso, aumenta a cada ano sua integração com a comunidade nipo-brasileira. Presença constante no Carnaval de Asakusa, no Japão, há praticamente 15 anos, a escola viveu o ápice do relacionamento em 2015, quando levou para a avenida uma homenagem aos 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.
Agora, mesmo após o rebaixamento no ano passado, a união entre as partes persiste, tanto que a escola já planeja a realização de um grande evento em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, assunto que foi tema de conversa entre o presidente da Águia, Sidney Carriuolo, e o cônsul do Japão em São Paulo, Yasushi Noguchi, durante o último ensaio antes do Carnaval. “Nossa relação com o Japão e a comunidade japonesa é antiga e muito boa. Queremos ampliar essa integração e planejamos um grande evento na quadra para celebrar os 110 anos da imigração japone-. A ideia é uma mistura de dança, música e culinária dos dois países”, disse o presidente ao São Paulo Shimbun. “Quero unir nossa bateria com o taikô japonês; nossa feijoa-da com a culinária típica japonesa. Será uma grande festa. Uma celebração da amizade.”
A data ainda não está definida, porém, a ideia é que ocorra entre os meses de junho e julho, precedendo a ida de uma comitiva da Águia de Ouro ao Japão para o Carnaval 2018 de Asakusa. “Vamos deixar passar o Carnaval (brasileiro) e, então, começar a planejar tudo para fazer um belo evento na quadra. A ideia é que seja um evento com entrada gratuita, mas tudo vai depender de apoio. Sobre a ida para o Japão, este ano quero levar uma comitiva ainda maior, mas também dependerá do aspecto financeiro”, comentou.
Continua…(Impresso)