Andamos no Chevrolet Bolt 100% elétrico

Bolt a R$ 329.000,00 no Brasil. Foto: Amauri Yamazaki

Modelo impressiona pela potência, torque e autonomia ao redor de 430 km.

Andamos no Chevrolet Bolt 100% elétrico.

Surpresa na avaliação do Chevrolet Bolt EV um dos automóveis elétricos mais conhecidos nos EUA, lançado em 2017.

Por fora, o modelo tem as dimensões de um Honda WR-V encaixando-se na categoria de MPV (multi purpose vehicle).

Ao entrar no Bolt, olhamos o painel e vemos a informação de autonomia de 465 km, pois quando a bateria é carregada o computador de bordo calcula a autonomia máxima, média e mínima.

Contudo, andando no trânsito da cidade de São Paulo (uma das mais congestionadas do país), a autonomia média fica na casa dos 430 km, um alcance excelente.

Dá para ir e voltar de São Paulo ao Guarujá no litoral de São Paulo, sem carregar a bateria e ainda sobra.

A agilidade e o torque do Bolt impressionam o motorista sendo que ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.

Tração dianteira e garantia da bateria de 8 anos ou 160.000 km. Imagem: Amauri Yamazaki

Design

Modelo segue estilo futurista dos carros elétricos da Chevrolet nos EUA. Nova versão ganhou reestilização e novo DRL.

Pessoalmente, o Bolt é mais bonito que nas fotos.

Na frente tudo em LED com pisca-pisca dinâmico e câmera dianteira. Amauri Yamazaki

Bolt vem equipado com comutação automática do farol alto para não prejudicar a visão do veículo na direção contrária.

Moldura cromada na parte superior, rodas de liga-leve de 17″ e pneus selantes 215/50 R17 Michelin. Foto: Amauri Yamazaki

Entre-eixos: 2,6 metros.
Largura: 1,76 metro.
Altura: 1,61 metro.

Interior

Acabamento premium com materiais agradáveis ao toque e sistema de som Bose de alta fidelidade.

Além disso, ele vem equipado com 10 airbags, sendo 1 para os joelhos do motorista.

Volante revestido em couro com aquecimento, painel de instrumentos digital de 7″ e ar-condicionado digital de uma zona. Amauri Yamazaki

O câmbio ganhou botões (P – R – N – D) no lugar da alavanca.

No console: Modo Sport de condução, carregador de smartphone sem fio e controle de tração e estabilidade, além de freio de mão eletrônico.

Assistência ao motorista: Piloto automático inteligente (ACC), assistência de manutenção de faixa, frenagem autônoma e alerta de colisão frontal.

Na esquerda do painel: autonomia máxima de 457 km, autonomia média de 387 km e autonomia mínima de 317 km. Foto: Amauri Yamazaki
Bolt vem com OnStar e Wi-Fi embarcado com 20 GB ao mês por um ano grátis, com antena externa, mais 12 parcelas pagas do Sem Parar.
Tela multimídia de 10″ com conexão sem fio com smartphone com Alexa e Spotify. Imagem: Amauri Yamazaki

Três botões físicos (esquerda) e a câmera de ré tem imagem 360 graus para auxiliar o motorista nas manobras.

Central multimídia tem informações de consumo da bateria: Quanto está sendo gasto de energia no motor (80%) e quanto está sendo gasto no ar-condicionado (20%).

Banco do motorista com ajuste elétrico e aquecimento nos dois bancos dianteiros. Foto: Amauri Yamazaki

Alerta de ponto cego nos espelhos retrovisores. Os comandos dos vidros elétricos é automático somente para o motorista.

Bom espaço para os passageiros do banco traseiro com 1 entrada USB e 1 entrada USB – C. Foto: Amauri Yamazaki

Motorização

Motor elétrico está situado na dianteira gera 200 cv de potência e impressionantes 36,7 kgf.m de torque.

Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos no modo Sport.

A velocidade máxima é limitada a 146 km para poupar a bateria e preservar a autonomia.

A autonomia média durante nosso período de avaliação ficou na casa dos 430 km na cidade de São Paulo.

Motor elétrico na dianteira com 203 cv de potência e 36,7 kgf.m de torque. Foto: Amauri Yamazaki

Baterias: Estão instaladas no assoalho do veículo com capacidade de 66 KW (LG), 288 células e pesam 445 kg.

Para carregar as baterias de um nível muito baixo a carga completa levam cerca de 3 a 9 horas dependendo do carregador.

Em uma tomada doméstica de 220V leva cerca de 11 horas.

Pisca-pisca abaixo da tampa do porta-malas, identificação Bolt EV e antena do tipo tubarão. Foto: Amauri Yamazaki

Lanternas traseiras Full LED.

Porta-malas com 478 litros de capacidade. Imagem: Amauri Yamazaki

Sensores sonoros de distância na traseira e a luz de ré fica no meio do para-choque traseiro.

Porta Malas: 478 litros ou 1.610 litros com o banco traseiro rebatido.

Peso: 1.616 kg

Dá para ir de São Paulo ao Guarujá (SP) sem carregar a bateria e ainda sobra autonomia. Foto: Amauri Yamazaki

O que o Chevrolet Bolt tem:

1 – Potência, torque e autonomia surpreendentes.
2 – Tela multimídia de 10,2″ com processamento rápido sem a necessidade de cabo para smartphone.
3 – Spotify, Alexa e aquecimento dos bancos dianteiros e do volante.
4 – OneStar, Wi-Fi embarcado com 20 GB ao mês, por 1 ano e 12 mensalidades do Sem Parar.
5 – Porta-malas com capacidade para 478 litros.
6 – Equipamentos de assistência a direção, som Bose e acabamento premium.

O que falta no Chevrolet Bolt:

1 – Ar-condicionado de duas zonas com dutos para os passageiros do banco traseiro.
2 – Sensor de distância sonoro no para-choque dianteiro.
3 – Preço mais competitivo.

 

Compartimento para carregar a bateria fica no para-lama dianteiro do lado do motorista. Divulgação

Preço: R$ 329.000,00 (abril 23)

Andamos no Chevrolet Bolt 100% elétrico.

 

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password