Japan House abre as portas para robôs humanóides e protótipos tecnológicos

A casa de cultura Japan House São Paulo abre as portas hoje com o mais tecnológico experimento dos japoneses: robô.
O professor Hiroshi Ishiguro, da Universidade de Osaka irá mostrar o seu irmão gêmeo robôtico, o Geminoid.
Óculos igual, cabelo e traços idem prometem impressionar qualquer um. Além disso, o robô consegue imitar os movimentos faciais de seu criador e reproduzir sua voz em sincronia com seu movimento e postura. Todo o processo de criação e curiosidades do robô serão apresentados pelo professor em palestra marcada para o horário das 14 às 15h30. Senhas para as vagas limitadas serão distribuídas 1 hora antes do início. Antes disso, das 10 às 13 horas, o robô estará ex-posto ao público e, após a palestra, das 16 às 19 horas, será feita uma demonstração.
Hiroshi Ishiguro é diretor do Laboratório para Estudos sobre Robôs Inteligentes da Universidade de Osaka, onde também atua no Departamento de Sistemas de Inovação. E desde 2014, faz parte da diretoria do Instituto de Pesquisa sobre Telecomunicações Avançadas.
Interessado em pesquisas sobre redes de sensores, robôs interativos e ciências de andróides, Ishiguro deve sanar as curiosidades dos brasileiros na palestra conduzida em japonês, com tradução simultânea para o português.
Na continuidade do tema tecnologia, outra exposição preparada pela Japan House começa no próximo dia 27 e termina só em 13 de maio.
“Prototyping in Tokyo”, de Shunji Yamanaka, pro-mete revelar as avançadas tecnologias dos protótipos japoneses, além de evidenciar sua importância como cerne de criações tecnológicas, trazendo peças que se revelam também por sua beleza única.
Continua…(Impresso)