Empresa japonesa se une a chineses e obras do metrô na Liberdade serão retomadas

No mesmo dia em que a concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro viraram as-sunto, diante de uma greve da categoria contra as privatizações, a Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) confirmou oficialmente que um grupo ligado a empresários de ônibus da Capital Paulista (RuasInvest) vai se associar a empresas asiáticas e comprar a concessão da linha 6 Laranja do Metrô.
De acordo com as informações colhidas pela re-portagem, as empresas China Railway Capital e China Railway First Group, que integram o grupo China Railway Engineering Corporation, terão participação de 50% na conces-são, enquanto o grupo de investidores japoneses liderados pela Mitsui ficará com 35% e a RUASInvest, que já detém parte da linha 4-amarela, junto com a CCR, com os outros 15%.
Segundo a STM, as empresas formalizaram o interesse na compra da concessão, até então sob o domínio da Move São Paulo, no último dia 12, e alegaram que os trâmites internos necessários à efetivação da aquisição de-vem ser concluídos até a última semana deste mês. O contrato deve ser assina-do ao fim desse período e a previsão é de que as obras sejam retomadas ainda neste semestre.
A implantação da linha 6-Laranja teve início em janeiro de 2015 e, em 2 de setembro de 2016, por decisão unilateral, a Move São Paulo, que é formada hoje por três construtoras (Odebrecht, Queiróz Galvão e UTC), informou a paralisação integral das obras civis, alegando problemas na obtenção de financiamento de longo prazo junto ao BNDES. Vale lembrar que todas estão envolvidas na Lava Jato e por isso sem crédito nos bancos para financiar a obra. Após vários adiamentos, o governo do estado estipulou o final do mês de janeiro como data-limite para que a Move negociasse a concessão sob pena de rescindir o contrato
Continua…(Impresso)