Japonesa NEC muda comando no Brasil
A companhia japonesa de tecnologia NEC está mudando o comando no Brasil. A empresa oficializou a saída de Daniel Mirabile da presidência da ope-ração brasileira e a entrada de Masazumi Takata, hoje principal executivo para América Latina e que vai acumular interinamente a liderança no País.
A empresa nipônica não informou o motivo da mudança. Em comunica-do, afirmou apenas que Mirabile “foi responsável por um ciclo bem-sucedi-do de reformulação da em-presa no Brasil” e que “assumirá novos desafios em sua carreira”.
Ainda em comunicado ao mercado, a NEC Brasil ressalta que todas as estratégias da operação brasileira estão completa-mente alinhadas às da matriz, no Japão. A companhia observou ainda que os planos locais de crescimento e a estratégia para o negócio estão mantidos.
Mirabile, que antes estava na empresa Nokia, comandou uma reestruturação na operação brasileira da NEC a partir de meados de 2014, com corte de custos, redução de pessoal e ampliação do portfólio, medidas que possibilitaram a retomada do lucro. No ano passado, a empresa comprou a brasileira Arcon de segurança digital, uma área definida como prioritária para o crescimento das operações na América Latina. Fontes do mercado garantem que foram investidos R$ 60 milhões. Agora, a companhia estuda novas oportunidades de aquisição.
Hoje, dois terços da receita vêm do fornecimento de equipamentos e serviços para operadoras de telecomunicações. No ano fiscal encerrado em março de 2017, a NEC registrou receita líquida de R$ 404 milhões no Brasil, um avanço de 4% sobre o exercício anterior.