Japão confirma caso de zika após visita ao Brasil
O Ministério da Saúde do Japão confirmou o primeiro caso de zika no país desde o surto epidêmico na América do Sul. A vítima seria um adolescente japonês morador da cidade de Kanagawa, próximo a Tóquio.
O jovem, que voltou ao Japão após uma viagem ao Brasil, suspeitou do vírus ao apresentar um quadro de febre, além do aparecimento de erupções cutâneas. Após fazer exame de sangue, o Ministério de Saúde, Trabalho e Bem-Estar japonês confirmou que se trata de zika e, devido à passagem do jovem pelo Brasil, as autoridades japonesas acreditam que o contágio aconteceu fora de território japonês.
Ainda de acordo com informações da pasta, o jovem está em condição estável e se recupera atualmente em casa.
No início de mês, o Ministério da Saúde japonês anunciou um reforço das medidas preventivas para evitar os contágios por zika em seu território, já que o mosquito-tigre, um dos vetores do vírus, pode se encontrar no país asiático. No Japão já tinham sido detectados previamente três casos de zika, um casal diagnosticado com o vírus após retornar de Bora Bora, em 2013, e um homem após voltar da ilha tailandesa de Koh Samui.