Japoneses participam de competição e seleção brasileira disputa o Mundial
A Federação Paranaense de Judô realiza sábado, a partir das 8h30, em parceria com a Associação de Judô Iwashita, o “8º Torneio Interestadual de Judô”, em Curitiba. Nesta edição, o evento conta com uma novidade: a participação de cinco judocas japoneses da província de Hyogo.
O maior destaque é Hifumi Abe (66kg), campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude e vice-campeão mundial júnior em 2014. Além dele, a delegação será representada por Hyouga Noushou (60kg), Reiya Kobayashi (81kg), Juubei Ishiyama (100kg) e Lee Hwang Yo (100kg). Também estarão presentes o presidente da Federação de Judô de Hyogo, professor Takahiro Fujiki, e os professores Tsugihiro Nakau e Hiroshi Asahori.
A competição será realizada no Centro Esportivo Bagozzi, que fica na rua Caetano Marchesini, 850, Portão, Curitiba. O espaço é aberto ao público. A entrada é gratuita.
E por falar na modalidade, a seleção brasileira de judô inicia na segunda-feira o Campeonato Mundial de Astana, no Cazaquistão. A equipe conta com 18 judocas, sendo três nikkeis (Felipe Kitadai, Eric Takabatake e Charles Chibana).
Ao todo, 816 atletas de 129 países diferentes participam da competição, último grande evento antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016. Apenas 11 países vão levar o número máximo de atletas permitido por delegação (18), entre eles, estão Brasil e Japão.
No primeiro dia do Mundial de Astana, quatro atletas brasileiros entram no tatame: Sarah Menezes e Nathália Brigida competem na categoria até 48 kg, enquanto Felipe Kitadai e Eric Takatabake lutam na categoria até 60 kg. O objetivo da Confederação Brasileira de Judô é conquistar cinco medalhas.