Brasil envia policiais para curso no Japão

O Brasil está sendo representado no curso sobre metodologias do trabalho policial, que acontece até hoje, no Japão, pelo capitão da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Maurício Pavão Flores, atualmente cedido para a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e pelo capitão Ricardo Foureaux, da Polícia Militar de Minas Gerais.

No encontro estão sendo apresentados os sistemas de segurança pública de diversos países, com destaque para o secular modelo de sucesso japonês de Polícia de Proximidade. O modelo utilizado, atualmente, no Brasil foi apresentado ontem aos 13 participantes do encontro (Sérvia, El Salvador, Equador, Honduras, Butão, Micronésia, Laos, Afeganistão e Indonésia) pelos dois oficias brasileiros.

Na apresentação eles deram ênfase ao trabalho das Polícias Militares brasileira e discutiram os problemas, desafios e possíveis soluções para a melhoria do serviço prestado à sociedade.

Na programação do curso sediado pelo país oriental, estão previstos contatos diretos com a realidade da polícia local, através de visitas as unidades policiais na capital Tóquio e na cidade de Shizuoka, dentre elas, as Academias de Polícia, Police Station (batalhões/delegacias de Polícia), Kobans (pelotões/delegacias), Shuzaisho (residências em que o policial mora com a família e atende a comunidade).

“O modelo japonês de policiamento comprova o sucesso da aplicação da filosofia de Polícia Comunitária, na qual a comunidade e a polícia trabalham juntas para a manutenção da ordem pública, em um sistema de cooperação mútua, com alto grau de aprovação do trabalho pela população e reduzidos índices criminais”, explica o capitão Maurício.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password