Registro recebe comitiva de cidade japonesa

A cidade de Registro recebe no dia 19 de outubro uma comitiva de Nakatsugawa, município da província de Gifu, no Japão.

A visita é um ato oficial e pretende fortalecer o convênio de cidade-irmã, que este ano completa 38 anos da assinatura. O grupo es-perado, de cerca de 20 pessoas, é composto pelo pre-feito, pelo presidente da Câmara Municipal, esposas, assessores e empresá-rios. Logo na chegada, a comitiva será recepcionada no Paço Municipal, com uma programação festiva. Em seguida, os japoneses terão uma extensa agenda e se despedem do solo registrense no domingo, 21 de outubro. Em nota, a prefeitura de Registro afirmou que “a vinda dos irmãos japoneses tem como objetivo es-treitar o vínculo histórico, cultural e institucional que ocorre entre as duas cidades desde 1980 e intensificar ainda mais essa relação”.

Em todos esses anos de relação, por meio dos Rotary Clubes das duas cidades, uma grande quantia de dinheiro já foi doada pelos japoneses. Em 1998, a Apae recebeu 40 mil dólares; em 2003, o Lar dos Velinhos recebeu 7,5 mil dó-lares; em 2008, 25 mil dólares foram destinados para a compra de equipamentos do Hospital São João (UTI Neonatal), além de recursos para a construção da sede do Bunkyo, implantação do Memorial da Imigração Japonesa e, mais recentemente, para a compra de taikôs.

O convênio, que surgiu após uma negociação entre Tamotsu Koike, então prefeito de Nakatsugawa, e Shokichi Yassuda, e o presidente da do Gifu Kenjinkai do Brasil na época, também vem promovendo intercâmbio cultural e educacional.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password