Nikkei participa de ação gastronômica que une ciência aos sabores do Brasil

Arroz preto, mandioca amarelinha, batata doce, cará, urucum, cogumelos, truta arco-íris, Plantas Alimentícias Não Convencionais e cachaça de alambique compõem o menu especial do evento “Melhores do Ano Prazeres da Mesa/Rede”.

O evento que premia a gastronomia brasileira será na próxima segunda-feira, em São Paulo, e contará com ingredientes produzi-dos por pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios.

Chefes de cozinhas, especialistas em gastronomia e críticos irão provar nove pratos preparados por três professores e chefes parceiros da Agência, entre eles Carla Keiko.

No cardápio, as entradas: mandioca amarelinha com melaço de cana, queijo coalho e castanha; e Jardim de cogumelos (champignon de paris, portobello, shiitake, shime-ji branco e preto, hering, enoki e nameko – principais cogumelos produzidos no País) e creme de cogumelos com broa de milho.

Os pratos principais são truta (linhagem Campos de Jordão/APTA) com cogumelos e cítricos & mousellini de cará e mousellini de batata doce; e, risoto de arroz preto com jambu e coco. Haverá também quirela com porco na cachaça paulista de alambique e urucum.

Como sobremesas, seleção de doces brasileiros: abóbora com coco e batata doce roxa; além de Frundum (mamão com rapadura de cana).

Da lista gastronômica, o arroz preto foi o que caiu nas graças dos chefes de cozinha. O material faz parte de um conjunto de variedades de arroz especial desenvolvidos pelo IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que permitiu a mudança no perfil dos produtores do Vale do Paraíba, que passaram a cultivar o arroz preto, o tipo japonês, aromático e arbóreo.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password