Japoneses mostram interesse em gasoduto

As empresas japonesas  Mitsui Co. e a Marubeni Corp. estariam se preparando para fazer lances por uma participação em uma unidade de gasoduto que a estatal Petrobras está oferecendo como parte de um plano de desinvestimentos mais amplo. Empresas da China e da Espanha são outras que devem apresentar propostas à Petrobras por 49% da Gaspetro. A Gas Natural Fenosa e a Engie, também são cotadas para participar.

A Mitsui, a segunda maior casa de comércio do Japão, vem crescendo por todo o Brasil desde que comprou um grupo de distribuidores em 2005. Questionada sobre o assunto, porém, a empresa prefere não entrar em detalhe. “Nenhuma decisão foi tomada até este momento”, alega o porta-voz da Mitsui, Shuhei Iwanaga. A companhia, entretanto, é considerada uma possível compradora natural porque já trabalhou com a Petrobras anteriormente e está acostumada a deter participações não controladoras. A Marubeni, por meio de nota, também alega que não tomou nenhuma decisão sobre os ativos.

A Petrobras quer vender US$ 15,1 bilhões em ativos até o fim do próximo ano para atender às metas de investimento e começar a lidar com a maior carga de dívida do setor petroleiro.

De acordo com o site oficial da Petrobras, a Gaspetro tem mais de 7 mil quilômetros de gasodutos no Brasil, que, por sua vez, fornecem para usuários residenciais e industriais. A empresa está reduzindo os gastos em unidades periféricas para se concentrar em seus campos mais prometedores em águas profundas do Atlântico Sul.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password