Japão desenvolve projeto em cidade brasileira

A cidade de Nova Friburgo sediou o 1º Seminário sobre Barragens de Fluxo de Detritos Sabo, no auditório do Centro Administrativo Cesar Guinle. O encontro discutiu medidas de prevenção contra desastres de movimentação de massa e detritos e apre-sentou projeto-piloto para implantação no município.

Dando prosseguimento à cooperação técnica entre a Prefeitura de Nova Friburgo e o governo japonês, foi desenvolvido um projeto-piloto de barragem Sabo para detritos numa encosta localizada na rodovia RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), na altura do bairro Duas Pedras.

Sabo é um termo japonês que significa “deslizamento de terra relacionado a sedimentos” e acabou tornando-se um termo global devido a experiência japonesa de mais de 100 anos na cultura de prevenção.

Além de informações sobre novas técnicas para execução de obras de prevenção, o seminário estreitou laços entre poder público brasileiro e empresas japonesas detentoras de tecnologias que possam estabelecer futuras parcerias público-privadas.

O subsecretário municipal de Planejamento Ur-bano, Alexandre Sanglard, explicou que há o interesse público na execução do projeto-piloto selecionado, já que beneficiará uma rodovia estadual importante para escoamento da produção agrícola de Nova Friburgo e bairros adjacentes.

Além dos representantes da cidade, o seminário contou com a participação de uma comitiva de quatro japoneses ligados a uma empresa siderúrgica, e também de membros da Agência de Cooperação Internacional do Japão.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password