Japan House ganha prêmio internacional da Unesco

A Japan House recebeu o prêmio como o melhor projeto de arquitetura na categoria Shoppings & Lojas, na etapa América do Sul, Central e Caribe do prêmio Prix Versailles 2018, promovido pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos.

Assinado pelo renomado arquiteto japonês Kengo Kuma, espaço cultural localizado na avenida Paulista, o projeto faz uso de materiais naturais e pro-move releitura de técnicas e elementos tradicionais das construções japonesas inseridos no cotidiano paulistano. Com a vitória, a Japan House também concorre na etapa mundial do Prix Versailles, que será anunciada hoje, na sede da Unesco, em Paris.

A Japan House conta em sua fachada com um painel de madeira hinoki montada por uma equipe de artesãos especializados na arte de encaixes, cuja técnica remonta 300 anos. Peças grandes e menores de hinoki se unem num quebra-cabeças de 630 peças que compõem os 36 metros de fachada, mais 300 peças de portão.

A inspiração para o painel de madeira surgiu após uma visita de Kuma ao Pavilhão Japonês do Parque do Ibirapuera, também construído com hinoki e técnicas de encaixe. Há mais de 60 anos, o mestre de seu mestre construiu o Pavilhão e, agora, ele aplicou a técnica de maneira absolutamente contemporânea.

No interior do prédio, há placas metálicas vazadas revestidas de washi – papel artesanal. O trabalho apre-senta aos brasileiros mais uma tradição japonesa, de produção de papel a partir de diferentes plantas.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password