Ipiranga recebe exposição de ceramista japonesa

O Sesc Ipiranga abriu, durante o feriado de aniversário da cidade de São Paulo, a mostra “Universo – Exposição de Shoko Suzuki, que pode ser visitada até 28 de fevereiro.

Ao todo, o público poderá ver 23 obras produzi-das entre 1969 a 2016 e pertencentes ao acervo pessoal de Shoko Suizuki, pioneira em cerâmica japonesa no Brasil.

Nascida em Tóquio, capital japonesa em 1929, e radicada no Brasil desde 1962, a artista lida, há quase 70 anos, com fronteiras esgarçadas entre a vida e a arte, numa poética na qual silêncio e completude se fundem.

O longo e dedicado pro-cesso de construção de seu trabalho traz a força e a delicadeza das mãos que tocam o barro. As peças nascidas da relação entre seu corpo e a argila percorrem um ciclo completo de criação que se inicia no preparo da matéria bruta (é a própria Shoko que prepara a argila que utiliza nas peças), além de trazer do Japão a tradição do forno noborigama.

Em sua carreira, participou de dezenas de exposições individuais e coletivas pelo Brasil, além de Japão e Alemanha. Hoje mantém um atelier em São Paulo.

Suas peças apresentam formas femininas e naturais, apesar da aparência rústica e rugosidade ao toque. Também tem esculturas de formas esféricas, cilíndricas e ovóides, que são plenas obras de arte contemporânea.

A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 9 às 21h30; sábados, das 10 às 21h30; e domingos e feriados, das 10 às 18 horas. O Sesc fica na rua Bom Pastor, 822, Ipiranga, sala seis. Mais informações podem ser obtidas pelo tel: (11) 3340-2000. A entrada é gratuita.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password