Famoso desenhista japonês desembarca no Brasil para uma série de palestras

Watsuki falou na terça-feira aos fãs cariocas (Foto: Divulgação)

O mangaká, como são denominados os desenhistas de mangá no Japão, Nobuhiro Watsuki, responsável pelo famoso título Samurai X, está no Brasil para uma série de palestras.

Acompanhado da escritora e roteirista de mangá e anime, Kaworu Kurosaki, ele esteve no Rio de Janeiro, na terça-feira, e a primeira parada no Estado de São Paulo será em Santos, hoje, às 14 horas, na Gibiteca Marcel Rodrigues Paes (Posto 5, na praia do Boqueirão). Por lá, também será aberta uma exposição coletiva do Samurai X, com 25 artistas da região.  Às 16 horas, o artista japonês também participa de um bate-papo com número limitado de fãs na Associação Japonesa de Santos (rua Paraná, 129, Vila Mathias).

Já em São Paulo, na sexta-feira, às 19 horas,  ele se encontra com os fãs no Centro Cultural, localizado na rua Vergueiro, 1000 (ao lado da estação Vergueiro do metrô). A entrada é gratuita, mas a distribuição das entradas será iniciada duas horas antes do evento.

Esse encontro será conduzido pela professora Sonia Bibe Luyten, que é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações da Universidade de São Paulo, com tese sobre mangá; e por Francisco Sato, presidente da Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações. “A vinda de Nobuhiro Watsuki ao Brasil será um acontecimento marcante para todos os fãs e admiradores de sua obra, especialmente o Samurai X”, afirma a professora.

Ainda na cidade, uma segunda palestra será realizada pelos dois, desta vez, durante a 21ª Fest Comix, maior feira de quadrinhos do Brasil, da qual, participam no sábado, às 14 horas, no São Paulo Expo, que fica na rodovia dos Imigrantes, Km 1,5. Já no domingo, haverá uma sessão de autógrafos com os autores, novamente na Fest Comix, às 10h30.

Durante os encontros, Watsuki e Kaworu falarão sobre o processo de criação de seus principais sucessos; projetos para o futuro; e também revelarão diversas curiosidades sobre suas trajetórias e rotinas junto aos mangás.

Samurai X é um clássico, tanto em anime quanto em mangá. Concebido para durar apenas 30 semanas, a história fez tanto sucesso que durou três anos, contabilizando 28 volumes encadernados no Japão e 56 na versão brasileira. “O título é uma aula de história e cultura japonesa em forma de mangá. Watsuki leva o leitor a fazer uma imersão na tradição e costumes do Japão feudal a partir da cultura pop, de forma lúdica e educacional”, explica Sonia.

Quem não conhece pode aproveitar a Mostra “Action Cinema”, que ocorre até o dia 26 de julho, sempre de terça a domingo, no Centro Cultural São Paulo. Por lá, serão apresentados filmes de ação, entre eles, a trilogia de Nobuhiro Watsuki, que será exibida hoje e domingo, às 15 horas, com “Samurai X”; às 17h40, com “Samurai X – o inferno de Kyoto”; e às 20h30, com “Samurai X – o fim de uma lenda”. As sessões custam R$ 1,00.

0 Comentários

Deixar um comentário

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password