Exposição em Curitiba mostra trabalho de Ohtake

A Caixa Cultural Curitiba apresenta a exposição Tomie Ohtake: Cor e Corpo, que leva a cidade paranaense 40 gravuras, cinco pinturas e três esculturas da artista que é uma das grandes referências da arte abstrata brasileira.

A mostra revela um recorte de obras de Ohtake, que produziu continua-mente por mais de 60 anos e viveu 101 anos. De acor-do com os curadores Carolina De Angelis e Paulo Miyada, os interesses pictóricos de Tomie Ohtake foram constantemente renovados ao longo de sua trajetória profissional. “A artista construiu um vocabulário plástico amplo e complexo. Forma, matéria e cor nunca foram pensadas por ela de modo dissociado, mas alternaram suas ênfases para se potencializar mutuamente”, afirmam.

Dentre as 40 gravuras – serigrafias, litografias e gravura em metal – é possível perceber mudanças sucessivas com o passar das décadas de produção da artista. Há desde as mais antigas, em que o gesto da artista transparece nos contornos irregulares que traduzem os atos de rasgar papeis deixando rebarbas (como ela fazia em seus esboços); passando por aquelas que testam a combinação de cores ousa-das, como se ela utilizasse tudo o que está à mão para reproduzir em série texturas antes possíveis apenas nas pinturas; chegando até aquelas em que há uma delicadeza programada do ato, linhas finas que se cruzam, que se sobrepõem e que se encontram sob (ou sobre) uma superfície aquosa.

A exposição acontece na rua Conselheiro Laurindo, 280, Curitiba. A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 10 às 20 horas, e domingo, das 10 às 19 horas, até o dia 10 de setembro. A entrada é gratuita.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password