Exposição de washi-ê retrata lendas e folclore

Acontece neste fim de semana uma exposição que estampa lendas e manifestações folclóricas do Brasil e do Japão.
O material base utiliza-do para as composições é o papel japonês, washi-ê, utilizado para o tema “Folclore Raízes Culturais do Brasil e Japão”.

Momotaro, Hinamatsuri, bumba meu boi, capoeira são alguns dos temas apresentados pelos integrantes do Grupo de Washi-ê, que soma 19 pessoas. “Desejamos que cada um, ao percorrer essa exposição, possa mergulhar um pouco nessas narrativas que povoaram o imaginário desses dois povos desde a infância”, revela a professora Luiza S. Y. Okubo, coordenadora do evento.

Na mostra, também participam representantes do Memorial Kimura, de Maringá, no Paraná, que se dedicam à produção de papel artesanal a partir de fibras da planta Kozo, aclimatada em sua propriedade. O Grupo ainda conta com cinco participações especiais que contribuirão com oficinas de cerâmica, oshi-ê, oshibana-ê, kirigami e sumi-ê.
A cada 1 hora, em média, acontecerão aulas dessas artes no Nikkey Palace Hotel (rua Galvão Bueno, 425, Liberdade, São Paulo), que abriga a exposição.

A partir das 10h30 até 16h30, as oficinas serão disponibilizadas a interessados a partir de 7 anos de idade. São 15 vagas por oficina que serão preenchidas de acordo com a ordem de chegada. A primeira é de oshi-ê, depois vem sumi-ê, cerâmica, oshibana-ê, washi-ê e kirigami.

A participação é gratuita. “Buscamos ressaltar e valorizar a beleza do próprio papel, que transmite sensações de leveza, maciez e calor humano”, afirma Luiza S. Y. Okubo.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password