Estresse tem dia de combate, neste sábado

Este sábado é dia de relaxar em dobro por ser de “Combate ao Estresse”.

O Brasil atual, contudo, dificulta o lado zen do cidadão endividado, desempregado e que se depara a cada dia com notícias surpreendentes de corrupção e violência. Mesmo assim, uma pesquisa da empresa Euromonitor, mostrou que os brasileiros, dentre 20 nacionalidades pesquisadas, são os mais preocupados em controlar o nível de estresse.

O problema é que quase 13,8% deles mais falam do que fazem alguma coisa para controlar os níveis de estresse diário. Cerca de 70% dos brasileiros ativos no mercado de trabalho sofrem seque-las do nível de estresse elevado e os prejuízos diretos e indiretos, inclusive decorrentes de adoecimento físico e emocional.

Alguns sintomas de es-tresse são irritabilidade excessiva sem motivo aparente, problemas de memória, dores e tensão muscular e queda da imunidade; sem contar problemas bucais como perda de dentes.

Pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), pessoas estressadas tendem a desenvolver com mais facilidade a doença periodontal pelo excesso de produção do cortisol – hormônio do estresse –, que acaba enfraquecendo o sistema imune. A doença atinge os tecidos ao redor dos dentes, incluindo a gengiva, os ossos e as fibras que ligam raiz ao osso. Se não tratado, o problema pode destruir o tecido ósseo, afetando a sustentação dos dentes, causando sua queda.

Por isso, a recomendação de especialistas é aliviar a tensão em algo prazeroso como exercícios físicos, meditação e relaxamento; mesmo no caos do cotidiano das grandes cidades.

Login

Bem vindo! Entre na sua conta

Lembrar de mim Esqueceu sua senha?

Lost Password